(31) 2555-4372
 (31) 98290-1823

  

 1. NEUROLOGIA - 03N450

Síndromes genéticas X aprendizagem
Ementa: Síndromes relacionadas ao rebaixamento cognitivo e o impacto na aprendizagem escolar.
Carga horária: 4 horas
Público alvo: Profissionais diversos da área de saúde e educação 


Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância e adolescência
Ementa: Definição e sintomas do TDAH, avaliações multidisciplinares para diagnóstico e tratamento, possíveis impactos na aprendizagem
Carga horária: 04 horas. 
Público alvo: psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e afins

Epilepsia
Ementa: Definição, mitos e verdades, consequências do diagnóstico, tratamento.
Carga horária: 02 horas
Público alvo: pedagogos, professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos.

Retardo mental: Quebranto mitos, trabalhando capacidades
Ementa: A evolução do diagnóstico. Reconhecimento das capacidades e encaminhamento adequado.
Carga horária: 2 horas
Público alvo: pedagogos, professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos.

Paralisia cerebral
Ementa: Etiologia. Diagnóstico Tratamento e intervenções. Abordagem pedagógica.
Carga horária: 2 horas
Público alvo: pedagogos, professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos.

Estratégias atencionais para aprendizagem
Ementa: Conceito e definição da atenção, facilitadores e dificultadores dos processos atencionais, condição do indivíduo frente aos estímulos do ambiente e estratégias potencializadoras da atenção seletiva, alternada e concentrada. 
Carga horária: 04 horas 
Público alvo: Profissionais diversos, estudantes e afins

Escola X dificuldades de aprendizagem?
Ementa: Conceituação das dificuldades em leitura, escrita e matemática, orientação sobre estratégias ambientais, cognitivas e estruturais que podem ser adotadas pela equipe docente na rotina escolar e na avaliação. 
Carga horária:08 horas 
Público alvo: Gestores, coordenação e docentes, além de estudantes da área de educação. 

Adaptação de provas
Ementa: Informações sobre respaldo legal e o novo contexto avaliativo brasileiro na educação básica, ENEM, vestibulares e ensino superior. Estratégias mais comuns nos processos seletivos, sendo as mediadoras (ledor, transcritor e intérpretes) e estruturais/ambientais (local separado distância de estímulos auditivos e visuais). Relatos de casos e de relatórios de sucessos atendidos pela equipe de profissionais da clínica. 
Carga horária: 04 horas 
Público alvo: pedagogos e professores 

Dificuldades matemáticas
Ementa:Compreensão do senso numérico na criança e habilidades necessárias para cada idade e etapa escolar. Discussão sobre as inadequações das habilidades do processamento numérico e cálculos que são verificadas em avaliações multidisciplinares. Estratégias para melhorar o trabalho do professor e da família junto à criança. 
Carga horária: 04 horas 
Público alvo: Profissionais e estudantes da educação 

Curso de avaliação pedagógica
Ementa: Apresentação dos testes mais usados (aplicação e correção) em crianças de 06 a 12 anos. Análise do desempenho acadêmico relacionado à idade e etapa escolar. Levantamento das estratégias de intervenção escolar e clínica. 
Carga horária: 08 horas 
Público alvo: pedagogos e psicopedagogos 

Curso de avaliação da cognição matemática
Ementa:Exposição dos testes disponíveis para avaliação do processamento numérico e cálculos em crianças de 06 a 12 anos. Correção e análise dos testes, com apontamento para elaboração de relatório. Levantamento de estratégias de intervenção escolar e clínica. 
Carga horária: 08 horas 
Público alvo: pedagogos e psicopedagogos 

Atendimento educacional especializado (AEE)
Ementa: Informações acerca do princípio da educação inclusiva, respaldo legal, a implementação do atendimento especializado através da sala de recursos e as formas de atendimento. Esclarece sobre os tipos de atendimentos específicos para pessoas com déficits: visual, auditivo, físico, cognitivo, múltiplo e transtorno do espectro autista. 
Carga horária: 20 horas. 
Público alvo: professores de escolas particulares e públicas, familiares e estudantes da área da educação e afins. 

Jogos pedagógicos para trabalhar déficits atencionais
Ementa: Apresentação de cinco jogos que estimulam atenção alternada, seletiva e concentrada. Instrução sobre regras e análise do comportamento durante o jogo. Adequação do objetivo do jogo de acordo com o perfil do grupo de escolares a serem estimulados. Utilização dos jogos como instrumento de aprendizagem, estimulando as habilidades prejudicadas. O curso é dividido em parte teórica e prática.
Carga horária: 04 horas 
Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde. 

Jogos pedagógicos para trabalhar disfunção executiva
Ementa: Apresentação de jogos desenvolvidos pela equipe Vias do Saber para auxiliar na estimulação das funções executivas. Análise da importância das habilidades trabalhadas nos jogos como atenção, controle de impulsividade, planejamento para a melhoria do desempenho acadêmico.
Carga horária: 04 horas 
Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde

 

2. PSICOLOGIA - 02N451

Chegou a hora de falar sobre sexo?
Ementa: Etapas do desenvolvimento sexual, sexualidade Infantil, mitos e verdades. Os modelos de informação e aprendizagem. Brincadeiras sexuais. Dica para os pais e educadores.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores e Pais

Sustentabilidade e Família
Ementa: A função da família para o desenvolvimento saudável da criança. Valores e responsabilidades. Dinâmicas de sensibilização e reflexão.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores e Pais

Aprendendo a lidar com os conflitos na sala de aula
Ementa: A atitude apropriada para resolver conflitos em sala de aula. Exemplos de administração de problemas a partir da visão sistêmica. O uso do teatro como estratégia de sensibilização.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores e Pais

As contribuições do professor para a formação da criança
Ementa: Etapas da formação da identidade. Estimulação precoce. O brincar em diferentes faixas etárias. Jogos corporais na educação infantil. Dinâmicas de sensibilização e reflexão.
Carga horária: 8 horas
Públicos alvo: Educadores e Pais

Estratégias neuropedagógicas para a aprendizagem
Ementa: Funções cognitivas e aprendizagem. Dinâmicas com o objetivo de repensar as práticas pedagógicas sob o aspecto da emoção. Estratégias de aprendizagem em matemática e português.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores

A importância dos PAIS nos deveres de casa da criança
Ementa: “Como posso ajudar meu filho? Qual o melhor lugar e a melhor hora?” Identificando distratores, reconhecendo fortalezas e debilidades. Técnicas de estudo e simulações de estratégias. 
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Pais

Problemas comuns na infância – Quando devo procurar ajuda?
Ementa: Aprendendo a compreender e lidar com diferentes tipos de comportamento: agressividade, timidez, ansiedade, birra, medo, inquietude, hiperatividade; xixi na cama, rebeldia e tristeza. Eventos que produzem problemas na infância.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Pais e Educadores

Limites sem Trauma!
Ementa: Disciplina com afeto. 10 Técnicas para aplicar limite: Punição x Correção; Carinho x Elogio. Dinâmicas de sensibilização e reflexão.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Pais e educadores

Interação pais e filhos: Como promovê-la?
Ementa: Prestando atenção no bom comportamento do seu filho, aprendendo a elogiar. Expectativa x Realidade: construção de metas e avaliação dos resultados. Treinamento interativo contendo dinâmicas de sensibilização e reflexão.
Carga horária: programa com 4 palestras de 2 horas
Públicos alvo: Pais

Aluno “problema”: Como ajudá-lo?
Ementa: Teste de percepção, os comportamentos da criança sob o olhar da psicologia. Desenvolvendo habilidades comportamentais. A postura diante da família. Ordens da ajuda e cuidando da autoestima da criança;
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores

Motivação para professores
Ementa: Formando líderes de sucesso. Aprendendo a manter os alunos motivados. Automotivação e Autoliderança. Desenvolvendo competências comportamentais. Dinâmicas de autoconhecimento e sensibilização.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores

Construindo a autoestima da criança de 0 a 6 anos
Ementa: Autoestima, confiança e segurança, reconhecendo potencialidades e fraquezas. Aprendendo a elogiar e técnicas para promover a autoestima. A arte do feedback e dinâmicas específicas para crianças.
Carga horária: 2 horas
Públicos alvo: Educadores

 

3. FONOAUDIOLOGIA - 01N453

Transtorno específico de leitura
Ementa: Parâmetros para análise do desenvolvimento da habilidade de leitura. Diagnóstico e risco/alerta para dislexia. Avaliações multidisciplinares relevantes na investigação, além de estratégias escolares e clínicas que auxiliam a criança no aprendizado.
Carga horária: 08 horas
Públicos alvo: Fonoaudiólogos, pedagogos e profissionais da educação

Habilidades fonológicas
Ementa: Conceito e cronologia das aquisições fonológicas. Discussão sobre dificuldades fonológicas que causam problemas de aprendizagem.
Carga horária: 04 horas
Públicos alvo: Fonoaudiólogos, pedagogos e profissionais da educação

A importância da fala e da audição para alfabetização
Ementa: Fases do desenvolvimento da fala e da audição, sua co-relação com as demais habilidades infantis e como esse período é relevante para a alfabetização.
Carga horária: 04 horas
Públicos alvo: Fonoaudiólogos, pedagogos e profissionais da educação

Avaliação do Processamento Auditivo
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; Indicações e testes que compõem a avaliação; Caracterização e tratamento dos problemas do processamento auditivo.
Carga horária: 4 horas
Públicos alvo: fonoaudiólogos e profissionais da educação

Processamento Auditivo X Aprendizagem
Ementa: Etapas do desenvolvimento auditivo; achados na avaliação do processamento auditivo; processamento auditivo e aprendizagem, estratégias para lidar com alunos com desordens do processamento auditivo
Carga horária: 4 horas
Públicos alvo: fonoaudiólogos e profissionais da educação

Sinais de risco para autismo
Ementa: Aspectos de linguagem ligados ao desenvolvimento da criança, atenção voltada para os meios de contato com o outro, percebendo os sinais de risco para autismo, discussão de casos clínicos.
Carga horária: 04 horas
Públicos alvo: profissionais da área da saúde e professores

Intervenção com autismo
Ementa: Acolhimento e anamnese, formas de estabelecer contato com a criança, ampliando os objetivos da terapia fonoaudiológica.
Carga horária: 04 horas
Públicos alvo: fonoaudiólogos

Curso provas piagetianas
Ementa: Discussão sobre a aplicação das provas piagetianas e suas contribuições para o processo de verificação da estrutura cognoscitiva em que a criança ou adolescente opera. Técnicas de aplicação e simulação de estratégias.
Duração: 3 horas
Públicos alvo: pedagogos, psicopedagogos e profissionais da educação

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…